Corpo Docente

Manuela Dias
JAZZ / SAPATEADO E COMPETIÇÃO
Em 1980 tirou o curso de Dança no Conservatório, onde estagiou com Debbie Allen (protagonista do filme FAME), com o professor de sapateado Mariano Franco e com Célia Vieira professora de sapateado espanhol. Fez parte do Corpo de baile de um grupo intitulado “Corpus Dança ", gerido pelo coreógrafo Rubén Markz e participou em inúmeros espetáculos, em todo o País, com estreias no Teatro Trindade e Maria Matos.
Participou em vários programas de televisão, nomeadamente “Berros e Bocas” de Manuela Moura Guedes, “O Passeio dos Alegres” de Júlio Isidro, “1,2,3” de Carlos Cruz e em programas desportivos na RTP2.
Lecionou no Grupo Rec. Cul. Rio Seco desde 1982 com aulas de manutenção e dança. Em 1983 deu aulas na Faculdade de Ciências de sapateado, jazz e manutenção. Em 1984 nos alunos da Apolo com aulas de stretching, aeróbica e dança.
Em 1985 entrou na Associação Moradores da Portela (AMP), onde permaneceu até 2018. Na AMP deu o seu melhor, levando mesmo a integrar-se em eventos da Federação Portuguesa de Ginástica com as suas classes de dança. Para além dos espetáculos anuais e frequentes entre colectividades do Concelho e outros, teve o mérito de participar em eventos internacionais, representando o seu País e a sua colectividade nos Eurogym que decorreram em Áustria, Bélgica, Finlândia, Dinamarca, Suécia e República Checa.
Ainda na associação começou o percurso nas Competições de Dança, levando pela primeira vez o grupo de dança ao Aveiro Dance Festival, onde ganhou o 1º lugar em jazz
Em 2019, juntamente com a sua filha, decide abrir a sua própria Academia de Dança - Portela Dance. Já em nome da sua Academia, ganhou diversos prémios em concursos nacionais e internacionais de dança, tais como o prêmio de melhor coreógrafa no Art Without Borders.

Joana Dias
CONTEMPORÂNEO / LYRICAL E COMPETIÇÃO
Iniciou a sua formação em dança aos 3 anos, na Associação Moradores da Portela. Foi atleta Federada entre 2000-2018 onde competiu em diversos Gym For Life onde alcançou menções Prata e participou nos Eurogym Dinamarca, Suécia e República Checa. Rapidamente percebeu que o seu percurso profissional passaria pela dança, embora tenha concluído a licenciatura em Cardiopneumologia pela ESSCVP. Participou em diversos concursos, nacionais e internacionais, onde ganhou 1º lugar nos estilos Contemporâneo/Lyrical, Jazz e Sapateado. Tendo sido apurada para as grandes finais do DWC e All World Dance.Já fez diversos programas de televisão, como o Got Talent Portugal, Programa da Cristina, Deu aulas de manutenção no Portela Sábios 2017-2018.
Em 2019, juntamente com a sua mãe, decide abrir a sua própria Academia de Dança - Portela Dance, onde dá aulas de Contemporâneo e é professora do grupo de competição.

Patrícia Beco
ACRODANCE E COMPETIÇÃO
Desde 2011 até 2022 - Como atleta federada em ginástica Acrobática. Vários títulos de campeã nacional e vice-campeã nacional, nos escalões de Júnior de 2º divisão a sénior de 1º divisão. Títulos internacionais em sénior, sendo alguns deles no MIAC (Porto) e outro de 1 lugar em Puurs, na Bélgica em 2019, onde fazia par feminino sénior. Competiu em várias competições em grupo (GPT) , na Noruega e na Bélgica com a classe “TopAcroGym” do Gimnofrielas, alcançando menções Ouro e Diamante.
Foi treinadora durante 2 anos das classes de formação e pré-competição de acrobática. Atualmente é juíza federada desde 2016 e conseguiu alcançar a categoria II em juíza de acro.
Para além deste meio criativo é ainda licenciada em Imagem Médica e Radioterapia e Mestre em Ressonância Magnética, trabalhando paralelamente nessa mesma área.
Neste momento, faz aconselhamento coreográfico e técnico a clubes, continuando a sua carreira de juiz.
Na área da dança, começou na Associação de Moradores da Portela com cerca de 5 anos e, após a sua carreira gimnica voltou ao mundo da dança, frequentando aulas da nossa academia, sendo elas de Acrodance, Jazz, Contemporâneo e Sapateado. Já participou no All Dance WORLD em Orlando (2023), All Dance Europe 2024 em Portugal e 2025 em Tarragona, Espanha, pela Portela Dance.

Selma Ribeiro
HIP HOP
Uma apaixonada pelo mundo do exercício e, em especial, pela Dança.
Iniciou a formação no CCRCCR (1990), onde adquiriu as bases sólidas que moldaram o seu percurso e, desde então, tudo o que sejam pequenos espetáculos e atuações tem sido o caminho, tanto na ginástica, como na dança.
Marcou o início da jornada competitiva como bailarina de Hip-Hop em 2001. E ainda estudante, durante o secundário, começou a ajudar e, posteriormente, a lecionar dança pelo Desporto Escolar nas escolas que frequentou.
Fez o Mestrado em Educação na Universidade Lusófona, onde se tornou Professora de Educação Física e desporto escolar e deu aulas de fitness e dança ( latinas, sociais e urbanas) em diferentes escolas e ginásios.
Desde 2009, até aos dias de hoje, é Professora no Colégio Valsassina, onde leciona Hip-Hop e Ginástica.
No Colégio Pedro Arrupe, desde 2015, com pré-escolar e 1°ciclo, leciona Dança Criativa e Dança.
Em 2020 entrou para a Associação "Dança Moscavide", onde contribui com aulas de ginástica e dança para a terceira idade, na "Academia dos Saberes" e pela Junta de Freguesia de Portela e Moscavide, e aulas de Hip-Hop.
Joana Sousa
BALLET/ CONTEMPORÂNEO
Iniciou o seu percurso na dança aos 9 anos, dando os primeiros passos nas modalidades de ballet clássico (método Vaganova), dança contemporânea e dança de carácter. Desde então, tem vindo a desenvolver um percurso artístico sólido, marcado pela dedicação, versatilidade e uma constante vontade de evoluir.
A sua formação teve início no Algarve, passando por duas escolas na região: a CAB – Classical Academy of Ballet e a ADL – Academia de Dança de Lagos.
Ao longo dos anos, participou em diversas competições nacionais e internacionais, entre as quais se destacam: All Dance Portugal, All Dance Europe, Dance World Cup, Dançarte, Art Without Borders, Youth America Grand Prix (YAGP), Concours International de Danse d’Aix en Provence, entre outras. Estas experiências permitiram-lhe crescer enquanto intérprete, ganhar maturidade em palco e contactar com diferentes linguagens coreográficas.
Em 2019, participou no Spring Dance Intensive, um curso intensivo de dança que lhe proporcionou a oportunidade de trabalhar com professores de renome internacional; Telmo Moreira, Yonel Castilla Serrano, Fátima Brito, Luísa Vendrell Catarina Moreira, Inês Godinhotanto, Tanto em ballet clássico como em dança contemporânea.
Atualmente, integra a escola Portela Dance, onde continua a aprofundar a sua formação artística. Para além do ballet e da dança contemporânea, dedica-se também ao jazz e ao sapateado, enriquecendo o seu vocabulário técnico e expressivo com novas dinâmicas e desafios.
Natacha Gomes
BALLET/ BARRA DE CHÃO

Catarina Martinho
JAZZ
Iniciou o seu percurso na área da dança aos 4 anos frequentando aulas de ballet no colégio José Álvaro Vidal. Aos 6 anos juntou-se à associação de moradores da Portela em aulas de dança jazz com a professora Manuela Dias, onde se mantém até hoje. Em 2010 explorou também o estilo de hip hop.
Concluiu um workshop intensivo de artes performativas na produtora plural, onde trabalhou áreas como a representação, canto e dança. A área de dança foi lecionada pelo Cifrão.
Mais tarde, ainda na Portela Dance, começou a explorar outros estilos para além do jazz, tendo começado a frequentar as aulas de contemporâneo, moderno e sapateado.
Participou já em vários eventos internacionais, como o Eurogym de 2016 na Suécia, e competições de dança, entre elas o mundial de dança em Orlando em 2023.
Marcou presença em alguns programas televisivos, como o "Portugal Got Talent", "The Voice" e Praça da alegria.
Começou por dar aulas de dança no "Portela sábios", tendo mais tarde iniciado o caminho de ensino de jazz na Portela dance.
Não obstante do seu percurso na dança, é mestre em comunicação social pela universidade católica Portuguesa.